Em 2004, a MGA implementou um projeto autossustentável onde é possível utilizar os recursos naturais sem causar impactos no meio ambiente dando o tempo necessário para a natureza se recompor, atendendo as necessidades através da produção dos seus próprios recursos. Isso é possível através do reflorestamento, com o plantio e a manutenção da vegetação em determinadas áreas.
Hoje a empresa conta com quatro estâncias situadas no município de Angatuba/SP e Campina do Monte Alegre/SP. Em parceria com a Iandebo Florestal, um dos mais importantes viveiros de mudas no Brasil, já foram plantadas mais de 700 mil árvores.
A MGA utiliza o Eucalyptus Urograndis, uma condição híbrida da planta adaptada ao clima quente que apresenta maior crescimento e rendimento volumétrico. O resultado é uma madeira firme, resistente a insetos e densidade própria para fabricação de móveis, diferenciando de forma relevante a MGA de seus concorrentes com uma proposta de produto sustentável e de qualidade inigualável.
Além disso, a MGA entende que sustentabilidade é algo que vai além da utilização de madeira reflorestada em seu processo produtivo. O material remanescente é reutilizado de diferentes maneiras:
– As sobras de madeira, como matéria-prima;
– O cavaco de madeira, pó de maravalha e madeira picada, como fonte de energia para terceiros;
– A sobra de espuma, para composição de matéria-prima;
– Os resíduos plásticos, destinados para reciclagem.
Com a produção da sua própria madeira, a empresa assegura seu compromisso com o meio ambiente através dos processos ecologicamente responsáveis, cuidando da natureza de hoje e das gerações futuras.